Mundo Soka

Soka Internacional

A Soka Kyoiku Gakkai (Sociedade Educacional de Criação de Valores), predecessora da Soka Gakkai, foi fundada em 1930 no Japão pelo educador Tsunesaburo Makiguchi. Seu objetivo inicial era criar valores humanos por meio da educação, Posteriormente, seu campo de atuação foi ampliado, mas a educação continuou sendo uma de suas prioridades.

Em sua teoria pedagógica, Makiguchi defendia que a felicidade é alcançada quando se vê o aluno como personagem central da educação. Ele afirmava que no futuro haveria uma escola que colocaria em prática seu sistema educacional de criação de valores. Makiguchi não pôde ver seu sonho realizado em vida. Porém, seu discípulo e também educador Josei Toda deu continuidade ao seu ideal. E foi sob a liderança de Daisaku Ikeda, na presidência da Soka Gakkai, que o sonho de ambos foi realizado, com a criação de um amplo sistema educacional no Japão, da Educação Infantil até a Universidade, a partir de 1968. Anos mais tarde, Ikeda fundou outras instituições Soka pelo mundo, sendo uma delas no Brasil.